data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Sócios Bruno Thurner e Mayara Bastos desenvolveram jogo que para competição no 1º Santa Maria Game
A Secretaria de Esporte e Lazer de Santa Maria planeja para os próximos meses a criação de competições que possam ser realizadas mesmo em meio à pandemia do coronavírus. A ideia fazer disputas remotas e sem contato pessoal algum.
No primeiro momento, são quatro campeonatos que estão em pauta: Circuito de Rústica Virtual, Aberto Santa-mariense de Xadrez, Circuito Turístico do Pedal em Santa Maria e o Santa Maria Game. O secretário de Esporte e Lazer de Santa Maria, Gilvan Ribeiro, fala sobre o planejamento das disputas virtuais e que obedecerão o Distanciamento Controlado.
- As atividades esportivas envolvem grande mobilização de pessoas, principalmente nas modalidades coletivas. Por isso, o esporte é um setor muito afetado neste tempo de pandemia, em que o distanciamento social se torna a principal forma de conter o vírus. No início do ano, tínhamos a expectativa de reabrir os ginásios logo, retomar atividades coletivas. Com a piora do cenário e o ingresso na bandeira preta, me dei conta de que precisávamos pensar fora da caixa e inovar. Foi assim que surgiu a ideia de realizar eventos com o suporte das plataformas digitais - explica Ribeiro.
Devido às limitações impostas pela pandemia, todas as disputas irão obedecer os protocolos de segurança e não haverá contato entre os participantes.
- No nosso cenário atual, a escolha das modalidades seguiu um critério simples, que se resume a realizar eventos com atividades possíveis para o momento. Tanto a corrida de rua e o ciclismo, se praticados de maneira individual, assim como o xadrez que será feito no formato digital e também o E-Sports (campeonato de videogames), são modalidades mais adaptáveis aos protocolos de segurança durante a pandemia - completa o secretário.
Confira, a seguir, mais informações sobre as quatro modalidades previstas. Ainda não há datas confirmadas para os eventos e a secretaria pretende divulgá-las em breve. Nas próximas semanas, o Diário vai detalhar cada uma das quatro disputas.
Competições previstas:
1º Santa Maria Game: um evento de E-Sports (campeonato de videogames) que será realizado utilizando um jogo virtual para celular, que foi desenvolvido por uma empresa da cidade. O jogo exigirá estratégia e raciocínio rápido, em um cenário de desafios e fases.
Circuito de Rústica Virtual: serão três etapas com distâncias pré-definidas, que vão aumentando a cada prova, sendo uma forma do competidor traçar metas de superação a cada etapa.
Aberto Santa-mariense de Xadrez: uma competição que vai unir participantes de todo o Estado, podendo até ter participações internacionais. Também será no modelo digital.
1º Circuito Turístico do Pedal de Santa Maria: consiste em um desafio de ciclismo em que os participantes terão que percorrer e fotografar 20 pontos turísticos da cidade.